Cultura simbólica e festas borbônicas no Vice–Reino de Nova Granada. Os funerais de Luis i (1724) à Proclamação de Fernando VII (1808)
DOI:
https://doi.org/10.18046/recs.i9.1204Palavras-chave:
Festa, Cultura simbólica, Nueva Granada, Exéquias, ProclamaçõesResumo
O artigo formula uma interpretação de dois exemplos de festas regionais borbônicas no Vice–Reino da Nova Granada: Os funerais de Luis I em Santa Fe de Bogotá em 1724 e o juramento de Fernando VII em San Bartolomé de Honda em 1808; interpretação focalizada principalmente na análise das fontes e da cultura emblemática. Para entender seu significado adequadamente temos em conta três fatores: de um lado, a importante tradição da cultura simbólica na Nova Granada; do outro, a especial relevância que as cerimônias de exéquias e de proclamação têm na construção da imagem da monarquia na Idade moderna. Finalmente, o complexo contexto histórico e político em que ambas as celebrações têm lugar.
Downloads
Referências
Alenda y Mira, J. (1903). Relaciones de Solemnidades y Fiestas públicas de España. Madrid.
Dairon, E. (2006). ''La primera flor de lis en los Andes: las exequias de Luis I en Santa Fé de Bogotá''. En Karl Kohut Y Sonia V. Rose (Eds.) La formación de la cultura virreinal. III . El siglo XVIII. Vervuert, Madrid, Frankfurt am Main: Iberoamericana, pp. 185–204.
Fajardo de Rueda, M. (1999). El arte colonial neogranadino a la luz del estudio iconográfico e iconológico. Santa Fe de Bogotá: Convenio Andrés Bella.
Fajardo de Rueda, M. (1999b). ''La jura del rey Carlos IV en la Nueva Granada''. Anales del Instituto de Investigaciones Estéticas Vol. XXI (74–75), pp. 195–209.
Gutiérrez, R. (1992). ''Notas para una historia de la arquitectura y de la vida social colonial en Honda''. Revista Apuntes, pp. 3–11.
Henao, A.M. (2009) ''Ceremonias reales y representación del Rey. Un acercamiento a las formas de legitimación y propaganda del poder regio en la sociedad neogranadina. Cali s. XVIII''. Historia y Espacio 32, pp. 1–19.
Horapolo, (1991). Hieroglyphica. Madrid: Akal.
Landavazo, M.A. (2001). La máscara de Fernando VII. Discurso e imaginario monárquicos en una época de crisis. Nueva España, 1808–1822. México, D.F.: Colmex, pp. 98–119.
Lomné, G.G. (2003). Le lis et la grenade. Mise en scène et mutation imaginaire de la Révolution Française à Quito et Santafé de Bogotá (1789–1830). Tesis Doctoral Université de Marnela–Vallée.
Mínguez, V. (1990). ''La muerte del Príncipe: reales exequias de los últimos austrias en Méjico''. Cuadernos de Arte Colonial 6, pp. 5–32.
Mínguez, V. (1994). ''La imagen de Luis XIV en sus exequias novohispanas: la ''flor francesa'' y el ''espejo de príncipes''. En M. Chust, V. Mínguez, V. Ortells (Eds.) Tiempos de Latinoamérica. Castellón: Universitat Jaume I, pp. 85–112.
Mínguez, V. (1995). Los reyes distantes. Imágenes del poder en el México virreinal. Universitat Jaume I–Diputación de Castellón, Castellón.
Mínguez, V. (1998). ''Reyes absolutos y ciudades leales. Las proclamaciones de Fernando VI en La Nueva España''. Tiempos de América. Revista de Historia, Cultura y Territorio 2, pp. 19–33.
Mínguez, V. (2001). Los reyes solares. Iconografía astral de la monarquía hispánica, Castellón: Universitat Jaume I.
Mínguez, V. (2007). ''La ceremonia de jura en la Nueva España: proclamaciones fernandinas en 1747 y 1808''. Varia Historia 38, pp. 273–292.
Mínguez, V. (2009). ''Imágenes jeroglíficas para un imperio en fiesta''. Relaciones. Estudios de Historia y Sociedad 119, pp. 81–112.
Mínguez, V., I. Rodríguez Moya, P. González Tornel y J. Chiva Beltrán (2012). La fiesta barroca. Los virreinatos americanos (1560–1808). Castellón: Universitat Jaume I – Universitat de las Palmas.
Mora, Agustín de, El Sol eclipsado antes de llegar al zenid, México, s.a.
Morales Folguera, J. M. (1991). ''El Rey, objeto y fin de la fiesta''. Cultura simbólica y arte efímero en Nueva España. Sevilla: Junta de Andalucía, pp. 57–94.
Morales Folguera, J. M. (1998). Tunja. Atenas del Renacimiento en el Nuevo Reino de Granada, Málaga: Universidad de Málaga.
Navarro García, L. (1986). ''Fiestas en Bogotá en 1708 por el nacimiento del príncipe de Asturias''. Estudios de Historia social y Económica 2, pp. 199–216.
Ramos Sosa, R. (1992). Arte festivo en Lima virreinal (siglos XVI –XVII ). Sevilla: Junta de Andalucía.
Relación de la augusta proclamación del Señor Don Fernando Septimo, Rey de España e Indias, executada en esta Villa de San Bartolomé de Honda el veinticinco de diciembre de MDCCCVIII , Manuscrito del 12 de julio de 1809, Archivo General de Indias, Estado, 54, 122.
Relación de las Fiestas celebradas por la Muy Noble y Muy Leal ciudad de Panamá en la proclamación del Rey Nuestro Señor Don Carlos Quarto. Archivo General de la Nación de Bogotá, Fondo Policía, Tomo 4, ff. 162r a 168v.
Rey–Márquez, J.R. (2011). ''La jura de Fernando VII en 1808, en la villa de San Bartolomé de Honda. La recordatio efímera en el Antiguo Régimen neogranadino''. En José Cirillo, Teresa Espantoso Rodríguez y Carolina Vanegas (Eds.) Arte público y espacios políticos: Interacciones y fracturas en las ciudades latinoamericanas. Belo Horizonte, pp. 220–230.
Sebastián, S. (1990). El Barroco Iberoamericano. Mensaje iconográfico. Madrid: Encuentro.
Sebastián, S. (1991). ''Arte funerario y astrología: La pira de Luis I''. Ars Longa, 2, pp. 113–126.
Tovar de Teresa, G. (1992). ''Arquitectura efímera y fiestas reales: la Jura de Carlos IV en la ciudad de México en 1789''. Boletín del Museo e Instituto ''Camón Aznar'', XLVIII–IL, pp. 353–377.
Velasco Pedraza, J.A. (2008). ''La Jura de Carlos III en la villa de San Gil: Un aporte documental''. Anuario de Historia Regional y de las Fronteras, 13.
Velasco Pedraza, J.A. (2011). ''Fiesta y Poder: persistencias y significaciones de las representaciones sobre el poder en la ciudad de Panamá a través de las juras, 1747–1812''. Boletín de la AFEHC 48.
Villerías, J. de (1725). Llanto de las estrellas al ocaso del Sol anochecido en el Oriente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Inmaculada Rodríguez Moya, Victor Mínguez Cornelles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
© Direitos autorais reservados
O material desta publicação pode ser reproduzido sem autorização, desde que o título, o autor e a fonte institucional sejam citados.
O conteúdo publicado na Revista CS é distribuído sob a licença Creative Commons BY-NC 4.0 Attribution/Attribution-NonCommercial 4.0 International.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.